Em comemoração aos 466 anos da cidade, a Prefeitura de São Paulo realiza no dia 26 de janeiro, a partir das 9h no Horto Florestal, zona norte, o evento que marca o início das atividades do Polo de Ecoturismo da Cantareira. Presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o grupo de trabalho do Polo conta com a participação de 11 Secretarias Municipais e tem o objetivo de promover o desenvolvimento territorial da região por meio do ecoturismo, movimentando a economia local e a geração de renda.

Integrando a programação de aniversário do município, a ação promove shows de artistas musicais renomados, atividades físicas, trilhas, e oficinas gratuitas para a comunidade. “Com a ativação do Polo de Ecoturismo da Cantareira queremos levar ações que promovam o desenvolvimento econômico e a geração de renda na região, sem se descuidar da preservação do meio ambiente”, explica a vereadora licenciada e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Serra da Cantareira é a maior floresta urbana do mundo, com 65 mil hectares, e um território rico em diversidade ecológica e animal, sendo um dos principais cenários de atividades agroecológicas, como o plantio de mudas e compostagem.

A comemoração do aniversário de São Paulo no Parque começa às 9h com a tradicional caminhada histórica do Horto Florestal. O trajeto terá como destaque a visita gratuita ao Museu Histórico Octávio Vecchi, detentor de um acervo em madeira rica em detalhes e réplicas de folhas e sementes de árvores. Em seguida, o evento segue com oficinas de massoterapia, realizadas pelo movimento Bengala Verde, apresentações de capoeira, além de oficinas de ecoturismo com os Escoteiros do Jaçanã. Atividades de gestão de resíduos sólidos e compostagem também farão parte do encontro, oferecidas pelo Instituto Akhanda.

O Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, também participa do evento, oferecendo a oficina de gostos e hábitos sustentáveis, promovendo a segurança alimentar e nutricional para crianças. Picolés naturais utilizando a poupa de frutas encontradas na mata atlântica, bem como a receita de sucos detox irão compor as atividades gratuitas.

Apresentações culturais
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a programação do evento será iniciada às 13h com música popular brasileira, danças tradicionais e apresentações de artistas locais, como a cantona Tereza Rocha e a poetisa Vânia Regina.

O destaque vai para o grupo de samba Fundo de Quintal, formado no final dos anos 70, que se apresenta a partir das 16h.

“Estamos promovendo uma ampla e incisiva ocupação cultural por toda a cidade. É preciso valorizar os artistas locais, o multiculturalismo e a memória afetiva que conecta a população ao seu território. A partir desses movimentos, as pessoas tendem a cuidar melhor da sua cidade, encontrar mais facilmente opções de lazer nas ruas e se relacionar melhor umas com as outras. Ações integradas como esta mostram como a força da arte, da cultura, do esporte e do desenvolvimento econômico criam um sentimento de pertencimento de toda a população com a nossa cidade”, explica o secretário Municipal de Cultura, Alexandre Youssef

Artesanato e food-trucks
Buscando fortalecer a economia local, o Sebrae SP – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas convidou artesãos da região para exposição e venda de produtos. Food trucks e barracas de alimentação também estarão presentes atendendo o público durante todo o evento, oferecendo lanches e salgados.

Confira a programação completa dos shows:

11h-11h40: Apresentação do Coral Indígena do Jaçanã
12h-12h40: Apresentação da cantora Teresa Rocha
13h-13h40: Apresentação do cantor Maurício Pinto
14h-14h40: Apresentação da cantora Vânia Regina
16h-18h: Apresentação do Grupo Fundo de Quintal
A DJ Suzy Seven agita o palco principal durante os intervalos das atrações.

Serviço
Inauguração do Polo de Ecoturismo da Cantareira
Quando: 26 de janeiro – domingo
Horário: 9h às 18h
Local: Horto Florestal – Parque da Cantareira
Endereço: R. do Horto, 93 – Horto Florestal