Cuidar das águas para #MelhorarSP

Estou muito feliz em ver que o prefeito, João Doria, e o secretário do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini, em parceria com o Governo do Estado, estão dando às águas da nossa cidade a atenção que elas precisam e merecem. Mesmo com muitas dificuldades orçamentárias, nos três primeiros meses de mandato já houve a retomada de dois importante programas: o Córrego Limpo e a Operação Defesa das Águas.

O primeiro trata dos mananciais que cortam a cidade. A coordenação fica a cargo da Sabesp, a quem cabe, por exemplo, mapear, inspecionar e realizar a manutenção dos coletores de esgoto, conscientizar a população sobre a importância de se preservar os córregos. Já a Prefeitura é responsável pela limpeza do leito e das margens, manutenção de galerias pluviais e bocas de lobo e fiscalização de imóveis que não estejam conectados às redes coletoras, entre outras ações.

A Operação Defesa das Águas tem um olhar mais amplo. O objetivo é cuidar de áreas como as próximas às represas Billings, Guarapiranga, Cantareira e outras responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana.

Ambas as iniciativas tinham sido paralisadas durante a gestão Haddad, em um triste exemplo de como o interesse político pode, para alguns, estar acima dos interesse público. Doria e Natalini receberam a cidade com córregos poluídos e sem cuidado, mas vamos mudar esse cenário e evitar uma nova crise hídrica como a que vivemos nos anos de 2014 e 2015.

Meu mandato tem especial atenção com as questões ambientais. Sou uma das propositoras da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade e serei membro da Comissão Extraordinária de Meio Ambiente. Acredito firmemente que uma cidade melhor é uma cidade mais saudável e que tem o desenvolvimento sustentável como norte. Cuidar das águas é fundamental para #MelhorarSP!

*Na foto o córrego Cruzeiro do Sul, em São Miguel Paulista, onde foi realizada a cerimônia de retomada do programa Córrego Limpo.

Aqui mais informações sobre o programa Córrego Limpo.