CEM dias e MIL histórias pra contar!

Uau, lá se foram os primeiros 100 dias de mandato. Acabamos também de bater a marca dos 6 meses passados da eleição.  Ah, aquele dia 2 de outubro…quanta ansiedade, quanta tensão, quanta alegria! De lá para cá minha vida virou de cabeça para baixo.. mas eu começaria tudo de novo, igualzinho, pois está valendo a pena!

Ser vereadora não se trata somente do dia a dia no parlamento, mas também, muita atividade em campo. Além do plenário me dedico à comunidade, aos atores e setores que represento, aos conselhos nos quais atuo e a muita articulação de ações e propostas para ajudar a melhorar São Paulo.

Desde 1º de janeiro eu não tive recesso. Visitei muitos lugares e parceiros que ajudaram a me eleger para me colocar à disposição. Parece que a maioria dos eleitos não tem esse costume, uma vez que as pessoas se mostraram surpresas e agradecidas. Ainda não consegui voltar a todos os cantos, mas irei. Muita gente que não me apoiou na eleição veio me procurar porque estão “órfãos de vereador”, no geral porque trabalharam para alguém que não se elegeu. Mas… e aí, produção?! Bem, nos casos de pessoas sérias, que representam comunidades com propósitos nobres e necessidades reais, estamos abraçando. Nossa responsabilidade é ampla e não faremos distinção na hora de fazer um bem para São Paulo e seus munícipes. Então, a família cresceu nesses 100 dias.

Criamos e executamos ações inovadoras, em especial no que diz respeito às mulheres, já que em março tivemos o Dia Internacional da Mulher. Destaco iniciativas ligadas à saúde da mulher, a qualidade de vida e, principalmente a prevenção de gravidez na adolescência.  Estabelecemos uma parceria importante com a Coordenadoria de Saúde da Zona Norte, que nos ajudou e realizar estes projetos. No caso da prevenção à gravidez, a parceria também foi com as Secretarias da Educação e suas diretorias locais, âmbito estadual e municipal. Construímos um projeto importante entre escolas e UBSs – daremos detalhes do andamento e seus resultados em breve.

Também verifiquei situações em que eram necessários trabalhos zeladora, demandas que encaminhei e acompanhei junto às Prefeituras Regionais. Estive nas ruas com o Prefeito João Doria e o Vice-prefeito Bruno Covas em frentes da Operação Cidade Linda e nos Mutirões Mário Covas para revitalizar as calçadas da cidade.

Quanto à atividade parlamentar propriamente dita, ela se iniciou em 1º de fevereiro e tem sido cheia de desafios. Um exemplo é a Comissão de Educação, Cultura e Esportes na qual fui escolhida pelos meus colegas vereadores para ocupar a vice-presidência. Tenho trabalhado junto aos entes da Educação para atender demandas e dialogar

Outra escolha que muito me honrou foi ter sido eleita pelos meus colegas para representar a Câmara Municipal no Conpresp, o Conselho do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo. Integro também o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação.

O contato com temáticas que me encantam é um fator que me motiva a trabalhar com mais afinco. Entre os Projetos de Lei e Projetos de Resolução por mim protocolados destaco o incentivo às atividades de Economia Criativa e Tecnologia & Inovação, que considero fundamentais para o desenvolvimento da economia paulistana, principalmente nas periferias. Estudo em profundidade essas questões e estou trabalhando em políticas públicas nessas áreas.

Mensalmente abro espaço para os diálogos das Segundas Paulistanas, uma forma de promover conversas com munícipes e especialistas de maneira simples e direta. Em abril teremos a 3ª edição.

Agora, estou na véspera de mais um desafio: presidir os trabalhos da CPI sobre a condição de vulnerabilidade da mulher em São Paulo. Queremos descobrir em qual situação se encontram as habitantes da cidade e quais os desdobramentos dessas condições na saúde, no poder econômico e também na violência enfrentada.

Destaco o apoio vigoroso que tenho recebido do prefeito João Doria, do vice-prefeito Bruno Covas e também da equipe de secretários e colaboradores. Juntos, seguimos com o objetivo comum de fazer uma cidade melhor e mais humana.

Ufa….

Muito trabalho, algumas preocupações e umas poucas frustrações.  Muita garra e vontade de fazer. Vamos continuar trabalhando muito nos próximos

1.360 dias que virão pela frente.

Participe, contribua, opine… venha ajudar a #MelhorarSP

Abraço,

Aline Cardoso

Notas:

Conpresp: Conselho do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo. Delibera sobre tombamento de imóveis e áreas, bem como seu uso.

Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação: Incentiva o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade, em apoio ao planejamento e à gestão da Administração Pública Municipal.

Economia Criativa: Conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento.

Distritos Criativos: Projeto de Lei do ex-vereador Andrea Matarazzo que institui o incentivo aos Polos de Economia Criativa/Distritos de Economia Criativa.

Segundas Paulistanas: Iniciativa do ex-vereador Ricardo Young para encontros temáticos mensais com participação do público, para um debate horizontal.

VEJA ABAIXO ALGUMAS FOTOS DOS CEM DIAS DE MANDATO: