A Federação de Floorball do Estado de São Paulo – FFESP conta com novo presidente, que tomou posse na sexta-feira, 6 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O professor de Educação Física, Alexsandro Martins, assumiu a entidade para mandato de dois anos tendo entre seus projetos a ampliação dos Núcleos de Trabalho da FFESP.

A entidade estima que cerca de 6 mil pessoas pratiquem o esporte nesses núcleos que podem ser encontrados na capital, no bairro de Paraisópolis. Até o final no ano está prevista a abertura de uma unidade na zona norte, na Brasilândia. Na grande São Paulo, os adeptos podem jogar o Floorball nas cidades de São Bernardo do Campo, Mauá, Guarulhos, Suzano e Ferraz de Vasconcelos.

“É importante apoiar iniciativas que promovam o esporte e essa modalidade tem o potencial de crescer na cidade. Quando fui candidata à vereadora fiz um planejamento que também contemplava o esporte, principalmente, para novos talentos. Com essa visão para ações que possam contemplar públicos diversos, criamos a Taça das Minas, voltada ao futebol feminino, que contou com campeonato neste ano. Vejo que podemos avançar muito com o Floorball que é um esporte coletivo que pode atrair os jovens e adultos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e vereadora licenciada, Aline Cardoso.

Para Alexsandro Martins o desafio de estar à frente da FFESP esta ligado a avanços em ações sociais. “Poder levar essa atividade a jovens da periferia e dar oportunidades para que haja integração e apoio é um de nossos desejos. Sabemos que outros esportes com maior visibilidade e patrocínios demoram mais para inserir esses grupos vulneráveis e vislumbramos que o Floorball abra as portas para eles”, destaca.

O Floorball é jogado desde a década de 70 na Suécia e mais recentemente se espalhou pelo mundo. Derivado do hockey no gelo, a modalidade tem menos contato físico, violência e possibilita a formação de times mistos, com homens, mulheres e crianças jogando ao mesmo tempo.

Para novembro, a federação programou a realização da 3ª Copa Paulista de Floorball. A competição contará com cerca de 40 equipes e as disputas ocorrerão na região leste, no Sesi AE Carvalho.