Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé desenvolveu atividades ao longo do mês como plantio de árvores e de orquídeas, limpeza ecológica na região e palestras de conscientização sobre o assunto. No dia 28 de junho, as ações foram encerradas com homenagens a personalidades e entidades que atuam neste segmento, em cerimônia na Igreja da Restauração.

Entre os trabalhos reconhecidos, estiveram os desenvolvidos pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, que em sua gestão na Prefeitura de São Paulo, implementou o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos, atuante em mercados, sacolões e feiras livres municipais. Os alimentos arrecadados junto aos permissionários, que estejam em boas condições de consumo e não servem para a comercialização, são destinados ao Banco de Alimento da capital e distribuídos a entidades assistenciais cadastradas.

A vereadora, atualmente licenciada, também é autora da lei 16.832/2018 de 7 de fevereiro de 2018, que cria o Polo de Ecoturismo da Cantareira. A região é considerada uma das maiores áreas naturais protegidas dentro de limites urbanos no mundo. O Parque da Cantareira faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e estima-se que abrigue um total de 388 espécies de vertebrados dos quais 97 são mamíferos, 233 são aves, 28 são anfíbios, 20 são répteis e 10 são peixes.

“Trabalhar como meio ambiente no Brasil é um desafio e exige resiliência dos envolvidos para levar em frente os objetivos. Nesse sentido, avaliamos como positivo o que já foi alcançado pelo grupo de trabalho que está estruturando o Polo de Ecoturismo da Cantareira. Quando todas as ações estiverem ativas, será um presente para a cidade de São Paulo não somente de lazer, mas de geração de renda. Já estamos desenvolvimento uma política de negócios ambientais que vai ao encontro do que almejamos para essa região. Unir economia e meio ambiente é ousado e o dinheiro verde pode caminhar junto ao desenvolvimento, respeitando a preservação”, salienta Aline Cardoso.

O subprefeito de Jaçanã/Tremembé, Alexandre Pires, destacou a importância de valorizar as pessoas que se dedicam à preservação do meio ambiente. “É um trabalho de relevância, pois exige muitas vezes dedicação exclusiva. Avaliamos ser imprescindível dedicar ações neste mês para ampliar a conscientização. Finalizar com esse momento, que engradece o trabalho dos envolvidos nessa luta é uma forma de motivação para a continuidade”, afirma.

Foram também homenageados representes da Associação Amigos do Horto; do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  – Cades; o representante da Rádio e TV Elyte ,Luiz Kankan, o inspetor José Carlos da Silveira, representando a Guarda Civil Metropolitana Ambiental; o tenente José Pinheiro; o gestor ambiental José Ramos de Carvalho e a organização KKL Brasil. Na mesma noite ainda foram agraciados o grupo Ohquidea, que desenvolve atividades de fixação de orquídeas em árvores na cidade, Osvaldo Bispo, representando os servidores de Áreas Verdes e Ajardinadas da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé; o grupo de plantadores voluntários de árvores Pedra 90; a Policia Militar Ambiental; o coletivo Quinta Ambiental e integrantes do World Clean up Day.